Por volta dos 8 anos, seus filhos têm condição de fazer sozinhos o dever de casa.
O objetivo da lição de casa é despertar o prazer pelos estudos, além de ajudar a fixar o conteúdo aprendido na sala de aula. No começo, pode ser complicado fazer a criança assumir essa responsabilidade sem ajuda, pois parece que a brincadeira vem sempre em primeiro lugar para ela. Mas, por volta dos 8 anos, a garotada adquire mais autonomia para estudar sozinha – até mesmo sem a mãe mandar. "Embora alguns ainda insistam na companhia dos pais, nessa idade eles já têm condições de dar conta da lição sozinhos", afirma Cristina Harich Berne, professora do ensino fundamental.
Só de vez em quando
"Em geral, a criança solicita ajuda dos pais ao encontrar dificuldade no exercício ou mesmo por preguiça. Há também aquelas que só querem chamar a atenção", explica Stella Maris Gianvechio, coordenadora pedagógica de 1ª à 4ª série. De acordo com a educadora, não há nada de errado se esse comportamento é ocasional. Os pais não devem se preocupar. "Quando há espaço para a criança tirar suas dúvidas, ela se torna mais segura", diz a educadora Stella Maris. A atitude também valoriza a lição de casa, pois demonstra que os pais se interessam pelo aprendizado.
Na medida
Atenção, porém, tem limite. Ajudar o filho na lição de casa não é dar respostas prontas a ele. "O certo é apenas apontar caminhos para que a criança descubra soluções próprias", alerta a professora Cristina. E, caso você seja daquelas mães que adoram ver a lição do filho no capricho, é melhor se controlar. "O erro faz parte da aprendizagem", explica. Outra maneira de dar uma mãozinha positiva é estimular a criança a criar uma rotina de estudos. Isso significa estipular horários e um local adequado para ela estudar. "Assim, ela aprende a se organizar melhor", conclui a professora Cristina.
Ambiente legal
Estudar em cima da cama, no chão ou na frente da TV é o melhor jeito de a lição não dar certo. Tudo vai colaborar para a desconcentração do seu filho. A criança precisa ter mesa e cadeira confortáveis, o material necessário para a lição e um ambiente tranqüilo, arejado, com boa iluminação e o mínimo de interferências externas. O horário varia conforme o ritmo do aluno. Alguns preferem e conseguem fazer a lição assim que chegam da escola. Outros precisam de um refresco, descansar um pouco. Não importa, o necessário é criar uma rotina.
Fonte: revistacrescer.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário