expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

CRESCER EM FAMÍLIA: comunicação no casamento

Adicione aqui o código do botão que foi gerado na página do Twitter. Não modifique nada nos códigos.

Atender as nossas necessidades e expectativas as do nosso cônjuge, e tudo isso harmoniosamente, tem sido um grande desafio através dos séculos. Um casamento bem sucedido é construído e mantido pela ponte da boa comunicação. Para lograrmos êxito precisamos de uma boa comunicação. Para que nossa comunicação seja satisfatória é necessário que cada um expresse seus pensamentos, sentimentos e desejos de modo que o outro ouça e entenda.

Parece simples, mas não é. As dificuldades de comunicação concebem intermináveis conflitos provocados em sua grande maioria por problemas comuns e básicos. Começamos a nos armar como se fossemos travar uma verdadeira briga contra um terrível inimigo. Mas espere aí! Ele é o nosso próprio cônjuge! E por falar em brigas... Em sua opinião, quais são as principais armas que temos levado à briga? O CRESCER EM FAMÍLIA de hoje gostaria de compartilhar com você pelo menos algumas armas que podem ser extremamente letais para o casamento:

Principais armas contra a comunicação eficaz

1. Memória rancorosa. Conhecida também como “síndrome do baú”, diz respeito às mágoas do passado que guardamos por muito tempo e que trazemos à memória justamente no momento de uma discussão, prejudicando o nosso relacionamento e destruindo a ponte para o diálogo.

2. Frases duras e desnecessárias. Por que precisamos discutir algum assunto ou reclamar de alguma coisa com raiva? Por que gritamos e usamos palavras tão duras? Você já notou que até a expressão de nosso rosto muda quando somos grosseiros. O que ensinamos para os nossos filhos quando agimos assim? O que você faria se alguém entrasse na sua casa no exato momento em que você está brigando com seu cônjuge?

3. Comparações sem nenhum sentido. A esposa se desentendeu com o marido porque ele deixou mais uma vez os sapatos na sala ou não abaixou a tampa do vaso sanitário, mas a discussão se avoluma e sem nenhuma objetividade e inteligência vai parar nas comparações entre as sogras. Pobres sogras, sempre sobra pra elas! As comparações sem sentido são semelhantes à tentativa de se apagar um incêndio com gasolina.

4. Ataques pessoais. Esta é uma arma terrível. Não há coisa mais triste do que ferirmos aquele que prometemos amar, honrar e respeitar com gozações, apelidos e ridicularizações. Os maridos nunca devem rir ou fazer gozações quando estiverem discutindo alguma coisa com sua esposa. Já as mulheres não podem usar o excesso de lipídios abdominais de seu marido para ridicularizá-lo em meio a uma discussão só porque ele é barrigudinho.

5. Silêncio total. O casal briga e depois fica sem se falar na mesma casa por semanas evitando o encontro. Os filhos percebem e acham tudo muito estranho. Parece que seus pais não se conhecem. Nós maridos somos experts nisso, “matamos na unha” quando ficamos chateados e ainda batemos no peito dizendo: “a nossa melhor arma é o silêncio”. Mas onde fica o diálogo nisso tudo?

O que fazer e não fazer na comunicação?

1. Não levante o passado de seu cônjuge, mas perdoe. O perdão sincero constrói sólidas pontes para uma comunicação sincera e amorosa entre o casal.

2. Não seja grosseiro. Seja educada como se tratasse um estranho. Você já percebeu que dificilmente nós tratamos um estranho com grosserias? Por que deve ser diferente com quem tanto amamos?

3. Não conte histórias sem fim, antes seja conciso e objetivo. As diferenças ou divergências sempre existirão, e nós precisaremos sempre enfrentá-las com objetividade. Em meio a uma discussão nunca fuja do foco. Esteja pronto para ouvir, tardio para falar e se irar.

4. Não pague na mesma moeda. Seja positiva, amável, altruísta (ainda que não sinta vontade). As palavras sábias em meio a uma discussão promovem a cura das feridas porque são cheias de amor e de encorajamento. Nunca demore para perdoar ou pedir perdão.

5. Não fique emburrado, nem dê tratamento silencioso. Seja cooperador e edifique ao seu cônjuge com suas palavras. Se usarmos a Bíblia como o fundamento da nossa comunicação nós edificaremos quem mais amamos com nossas próprias palavras. O silêncio não pode ser utilizado pelo casal como uma arma da carne. Devemos falar a verdade em amor e sempre ouvir também, pois isso faz muito bem para o relacionamento.

Mas, como melhorar a minha comunicação?

1. Seja dedicada. Se você deseja que o seu cônjuge mude, que ele se comunique, converse com você, tome a iniciativa e mude primeiro. Para essa tarefa duas coisas serão extremamente importantes: esforço e boa vontade.

2. Busque sempre bons conselhos. Você não está só. Todos nós precisamos de conselheiros. Os outros podem nos dar opiniões valiosas que nos ajudarão muito mais do que podemos imaginar.

4. Faça para ele exatamente o que você gostaria que ele fizesse por você. Seja justo, trate seu cônjuge da mesma maneira que quer ser tratado, ame como gostaria de ser amada.

Conclusão

Não existe casamento perfeito, e isto é fato. A razão pura e simples é porque nós não somos perfeitos! Mas com sabedoria e carinho é possível chegar mais perto da perfeição. E você, quais são seus segredos para uma relação harmoniosa?

 

7 comentários:

  1. Learning a ton from these neat articels.

    ResponderExcluir
  2. Paki, aunque con retraso, te comunico que todos los que lo solicist teis a trav s de los coemntarios est is admitidos/as

    ResponderExcluir
  3. Paki, aunque con retraso, te comunico que todos los que lo solicist teis a trav s de los coemntarios est is admitidos/as

    ResponderExcluir
  4. AnonymousQUERIA POR FAVOR UMA ORIENTAÇÃO TENHO FORRO LONGO PRETO E COBRE MANCHA XADREZ PERTO COM BRANCO E COBRE MANCHA BRANCOS .PRECISO SABER QUE COR POSSO USAR O TAPETE PASSARELA .A FESTA A CERIMONIA IRA SER NO SALÃO .,SERA CIVIL APENAS MAS COM ARRANJOS .POR FAVOR É P/ MINHA FILHA E É PRA DIA 06 /02/10 RESPONDA POR FAVOR .ASS JEJE

    ResponderExcluir
  5. Noivas do BrasilOi Jeje, bem vinda ao Noivas do Brasil!!!Com relação a sua dúvida, porque você não tenta colocar uma passarela Branco??? Além de ser clássico e não sair de moda, fica super bonito (passarela e altar)!!!Qualquer duvida, por favor enviar e-mail para Até a próxima! =)Equipe Noivas do Brasil

    ResponderExcluir
  6. Anonymousolá…. vou fazer um casamento em preto e branco tbm, por conta do noivo ser daltônico e estou desesperada para encontrar o tapete preto e tbm um lugar onde eu possa alugar ou ate comprar as toalhas das mesas na mesma cor preta…. preciso urgente… por favor me ajudem….obrigada bjos

    ResponderExcluir
  7. RebecaBoa Tade Equipe Noivas do Brasil!Estou pensando muito na decoração preto e branco, pq eu e meu noivo amamos estas cores e achamos super moderna. Mas queriamos saber se podemos mesclar com outra cor??, Pode me me dar algumas dicas no e-mail …Beijinhooos e o blogger está lindooo!

    ResponderExcluir